Close

Desacelerar é preciso!

Hoje vamos falar sobre desacelerar! Interessante pensar neste tema em plena vida moderna que está cada vez mais agitada, e que temos a impressão de que o tempo está passando cada vez mais rápido.

Pergunto: você tem alguma dúvida do fato de que estamos na maior parte do tempo, vivendo de uma forma equivocada? Talvez acelerando demais as coisas, muitas vezes na direção errada? E o pior de tudo, na maioria das vezes perdendo o controle da própria aceleração? Os sinais estão por onde você quiser encontrar e perceber.

Poderia citar aqui o uso desenfreado e talvez até suicidas dos recursos naturais, o uso desenfreado e talvez nocivos dos recursos tecnológicos, e aí vem doenças do aparelho circulatórios que vão implodindo as populações de todas as faixas de renda e etárias, em todos os lugares do mundo, e nos olharem que não se fixam mais durante as conversas. Você já percebeu isso?

Várias e várias vezes as pessoas estão juntas, no mesmo ambiente, na mesma mesa, casais que saem para jantar ou almoçar e um estar de cada lado da mesa conversando no telefone, teclando muitas vezes com outras pessoas, curtindo, comentando, fazendo vários amigos virtuais e não curtem esse momento pessoal. Estão todos passeando de uma forma bastante ansiosa, por órbitas muito esquisitas nos fluxos que não conseguem administrar de tanta informação irrelevante. Isso acontece nas relações humanas que vão escorrendo lentamente, para talvez, o decimo ou vigésimo plano das nossas prioridades, gerando uma competição pouco inteligente, pouco saudável, pela acumulação de um proposito sem proposito, ou de um nexo real.

Uma vida de ritmo desacelerado significa aproveitar mais o seu tempo, fazer uma atividade de cada vez, ao invés de alternar inúmeras tarefas, pensando sobre sua fila de obrigações e não focar em nada.

Conforme o escritor Babauta, “Desacelerar é uma escolha necessariamente consciente (embora nem sempre fácil) que leva a maior apreciação da vida e a maiores níveis de felicidade”.

Que tal começar a partir de agora desacelerar, organizar suas atividades por prioridades, ter calma e aproveitar tudo o que está acontecendo a sua volta com mais qualidade de vida e bem-estar?

Um grande abraço, Rony Tschoeke!

 

[shareaholic app=”share_buttons” id=”25781275″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *